domingo, 27 de dezembro de 2015

Porcos, Morcegos e Bullying de Caranguejos


Este post trata em exclusividade o assunto Animais. Tratando-se de animais os santomenses são implacáveis. Se porventura um gato nascer em STP já tem o destino marcado:um belo prato de gato. Já se nascer cão tem a sorte de não o comerem, mas o azar de ser o animal mais mal tratado que já vi à face da terra, os cães andam pela cidade e pelas aldeias magros que só eles e saltam para cima dos contentores e comem o que lá encontrarem é completamente desumano. Eu e a minha filha mais velha já presenciámos cenas com cães que nos deixam maldispostas e tristes grande parte dos nossos dias. Por estas razões e para vos poupar a tal sofrimento decidi não fotografar cães.

Outros animais que encontramos em abundância à solta são os porcos, eles povoam as cidades, as aldeias e perigosamente as estradas. .


A caminho do sul estão sempre a chafurdar à beira da estrada, estou convencida que o estado paga aos donos dos porcos para eles limparem as bermas das estradas.




 

Hoje ao virar de uma curva na estrada vimos um boi enorme que se atravessou na estrada e tivemos que esperar que o senhor boi nos deixasse passar. Já tínhamos visto vacas, mas tão magrinhas que dá dó (estas não comem ração).


Tal como os porcos outros animais que nos assaltam os caminhos são as cabras, andam sempre a pastar em grupos sem qualquer pastor, também hoje vimos um grande bode (mas fugiu à foto, nem sempre o clique da máquina acompanha o ritmo dos animais).




Mas a maior festa que fizemos à beira da estrada numa histeria colectiva foi quando avistámos um grupo de 3 macacos também a caminho do sul, mas eles assustados fugiram logo para as árvores (conseguem ver a silhueta?). É raro ver-se um macaco em STP, pois os pobres também fazem parte da dieta alimentar dos saotomenses e apesar de ser proibido é frequente virmos no fim de semana homens à caça dos macacos.

 

Depois e diariamente vimos muitas galinhas...a próxima foto foi tirada na Rua do Ouro cá do sítio, ou seja é comum verem-se galinhas em plena capital.

 

Claro que existem outras belezas da natureza com que nos deparamos, como por exemplo as borboletas nos jardins.



 

Por outro lado, na cidade, num jardim com palmeiras, vejam lá o que encontrámos, uma colónia de....sem batotas! Depois fiz zooming...






Continuando pelos jardins e bermas de estrada, vimos estes passarinhos, afouxamos e clique...




Não tenho a certeza se este é o Ôbô que também figura nas notas (dobras) e que também se chama "chama chuva" porque faz um barulho quando bate o rabo antes de começar a chover (já ouvimos mesmo aqui de casa).

 

Este de cima está bem camuflado, nem com o zoom se vê bem.



Claro que a rola também é obrigatória figurar, não houvesse uma ilha com este nome. Esta por sinal foi tirada na praia da ilha grande, mesmo em frente ao ilhéu das rolas, a praia Inhame.

Nas areias da praia também já vimos cenas próprias da BBC vida selvagem. O caranguejo debaixo debatia-se com outro por uma tripa de peixe na praia Café (junto à Aldeia das Rolas)

 

As próximas tirei na praia Inhame, A Laura disse que era bullying, pois todos queriam trocar de carapaça e venceu o mais forte. Se virem bem a imagem são 3 bichos e 4 conchas.


A próxima foi tirada na praia Lagoa Azul, a norte de STP. O desfio é encontrar os caranguejos nas pedras, porque são mesmo pretos...





Por fim, as tartarugas. Não vimos nenhuma. Sabemos que existem organizações governamentais que em colaboração com privados estão a tentar protegê-las, numa luta contra os naturais, que por um lado tinham na sua dieta alimentar também as tartarugas, por outro lado mesmo que não seja sua intenção, na pesca diária, utilizam redes com a malha apertada à volta da ilha grande e também do ilhéu das rolas que acabam por quase determinar a sua extinção. 

Hoje verificámos que em alguns eco-resorts (Mucumbli, Inhame), onde estão praias onde as tartarugas vêm desovar, os locais são identificados, classificados (nº do animal, data da desova e quantidade de ovos). Vejam nas fotos abaixo.




STP é também isto, muita bicharada e ao alcance de todos, a questão é estar com muita atenção que ao virar da esquina, encontramos muito animal BBC vida selvagem.










2 comentários:

  1. Boa Simone, continua com a bbc vuda selvagem. Gostei muito!

    ResponderEliminar
  2. Os cães são, meu ver, uma questão de saúde pública... gatos nem falo, quero crer que o meu cacau e o meu tó Zé não foram parar ao prato de alguém...

    ResponderEliminar