segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pizzas e Mucumblisses

Ontem estivemos num lugar mágico, soubesse eu escrever como Mia Couto e este texto ficaria no ponto. O acesso ao Mucumbli, o sitio magico que vos falo faz-se depois de passar Neves a caminho de Santa Catarina, a 27km de São Tomé na costa oeste da ilha.





As expetativas ao chegarmos eram essencialmente das meninas que iriam matar saudades de comer pizza. Mas porquê pizza num lugar mágico? Porque um casal de italianos a viver em STP há 20 anos, quando conheceu aquele local pensou " é AQUI" e puseram mãos a obra. O nome do local Mucumbli deve-se à árvore de grande porte que ajuda à sombra da esplanada e é considerada mágica pelos africanos. Na linguagem que usamos nos meios urbanos, o local é Zen. Não sei se é da árvore, se é da envolvência, a verdade é que depois de comer o meu polvo e a restante família as tais pizzas, adormecemos todos naquela esplanada em cima do morro e à beira mar, porque o Mucumbli dá mais sono e bem estar do que qualquer fármaco . Lá acordámos com a Laura aos saltinhos ( porque foi a única da família que não padeceu de mucumblisse). Descemos para a praia e pelo caminho encontrámos as casinhas / bungalows do Mucumbli, com o nome de frutos locais.





A decoração dentro de cada casinha corresponde a cor dos frutos. Cada casinha tem uma varanda para o mar, apelando mais uma vez à mucumblisse e todo o jardim envolvente com pedrinhas, plantas e flores, é uma festa para os olhos.




 O acesso a praia é ingreme, mas os varadins colocados facilitam a descida e principalmente a subida. Na ultima rampa de acesso à praia atenção,  olhar para cima e observar o centenário embondeiro que contempla a praia.


 A praia de areia preta obriga a levar os sapatinhos de vela ( não, não são sapatinhos de beto, eu mostro), pois na agua há pedras desconfortáveis e os teimosos ouriços do mar que insistem em picar os pés dos mais incautos. 



Quem gostar de acampar os donos disponibilizam tendas ou então os campistas podem utilizar as próprias se trouxeram.
No final, fui ter com o proprietário italiano a dar-lhe os parabéns, foi nesse momento que ele me disse que todo o mobiliário, decoração e respetivos materiais provem de STP e as pedras de basalto, que revestem o chão de todo o "pequeno empreendimento" vieram das antigas roças ( talvez do terreiro não me recordo), para além disso emprega muitos naturais de STP. Ora ai esta, o ECO empreendimento/ paraíso que é o Mucumbli.






5 comentários:

  1. Fascinante! Penso que vou colocar STP no meu book de See and go before I die!
    continuem em diversão e digressão. Por aqui o frio apareceu hoje como que a anunciar o inverno que começa esta madrugada. Por aí começa o Verão! Há algo por aí sobre o solsticio de Verão? beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem Ana, mas tens que sair do pacote de viagem, de outra forma é dificil

      Eliminar
  2. Muito bonito que bom estarema conhcer tanta coisa bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é vizinha quando estiveres restabelecida vens mucumblimar para aqui

      Eliminar
  3. Olá LSSF F,
    obrigado pela dica. É na verdade um ponto "obrigatório" que ainda não me tinha sido recomendado...
    Já está na minha "agenda" para depois poder encantar as minhas 3 Marias -a Teresa, a Inês e a Filomena, lá para o Verão. Obr.

    ResponderEliminar